Prefeitura Municipal de Carrasco Bonito
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Carrasco Bonito

conteúdo principal
conteúdo principal

A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo do Município de Carrasco Bonito/TO, realizará um grande evento para homenagear as nossas quebradeiras de coco. O evento será realizado nesta quinta-feira, dia 07, a partir das 7:30 nos espaços da feira coberta.

O objetivo é fortalecer união das quebradeiras, na luta pelo instrumento jurídico como um dispositivo de trabalho pra fortalecer a proteção dos babaçuais, tão essenciais para vida nos territórios. Logo, é considerado uma das mais rica palmeira brasileira, o babaçu pode chegar a 20 metros de altura. Dele pode se extrair matéria-prima para fabricação de margarinas, sabão e cosméticos. O broto fornece palmito de boa qualidade; o caule é empregado em construções rurais; as folhas para a fabricação doméstica de cestos, sendo ainda utilizadas como cobertura de casas, pode também servir na fabricação de celulose e papel; da casca do coco, carvão para alimentar as caldeiras da indústria; do mesocarpo, a multimistura usada na nutrição infantil; e da amêndoa pode obter-se ainda o óleo, empregado na alimentação e na produção de combustível. 

As quebradeiras de coco babaçu  são grupos formados por mulheres. A coleta e quebra do fruto é feita geralmente por elas, que saem juntas para colher o coco. A quebra é feita de forma artesanal, realizada com uma pedra e uma machadinha, no qual possuem como fonte de renda familiar.

ANEXOS:

Não Possui Anexos

O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo